segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Atenção ao comprar carro zero Não é porque se compra um carro direto da concessionária que não se deve atentar-se as armadilhas.


considerando zero, de concessionárias por ser mais seguro e se deparam com uma situação extremamente negativa, de carro já rodado e até mesmo já colidido. A resolução deste problema pode causar ainda mais dor de cabeça, por conta da demora no reparo ou até mesmo pela concessionária se recusar em resolver a situação.
Construída no julgamento de muitos casos assim, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) se consolidou no sentido de conferir ampla proteção aos direitos daqueles que vivenciam transtornos na aquisição de veículos novos defeituosos, especialmente com amparo nos dispositivos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Até 2013, este tipo de situação não era considerada suficiente para configurar dano moral e sim um simples aborrecimento que se limitava a indignação pessoal. Porém, no ano de 2014, o ministro João Otávio Noronha iniciou o julgamento que superaria o tribunal ainda em 2013 com o julgamento do REsp 1.395.285, cuja relatora foi a ministra Nancy Andrighi.
Em seu voto, Noronha explicou que “o defeito apresentado em veículo novo, via de regra, implica mero dissabor pessoal, sem repercussão no mundo exterior. Todavia, quando o defeito extrapola o razoável, tal como a hipótese de automóvel zero-quilômetro que, em menos de um ano, fica por mais de 50 dias paralisado para reparos, por apresentar defeitos estéticos, de segurança, motorização e freios, considera-se superado o mero dissabor decorrente de transtorno corriqueiro, tendo em vista a frustração e angústia, situação que invade a seara do efetivo abalo psicológico”.
Este assunto ainda foi muito discutido, até que o STJ solidificou o entendimento de que fica caracterizado o dano moral, suscetível de indenização, além de que “a oficina é parte legítima para responder por ação em que se pleiteia indenização por danos morais em razão da falha na prestação de serviços e das ofensas perpetradas por um de seus representantes contra os autores”, como pode ser observado no AREsp 566.483, da relatoria do ministro Raul Araújo.
Em recente decisão no REsp 1.640.789, cujo relator foi o ministro Bellizze, e nos casos citados a seguir, o STJ deixa clara a posição de que “a concessionária e o fabricante de automóveis possuem responsabilidade solidária em relação ao vício do produto”.
Esta evolução jurisprudencial se deve a outros fatores influenciados por vivencias negativas de inúmeros compradores de carro zero direto da concessionária, como problemas com a pintura, desgaste excessivo dos pneus e até mesmo a perda do automóvel logo após a compra por conta de incêndio no mesmo. Estes casos foram julgados por serem muito além de meros aborrecimentos e nos alerta ainda mais para prestar atenção na hora de adquirir um bem de altíssimo valor como um automóvel.
Fonte: STJ

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Termina nesta quarta-feira prazo para inscrição no Projovem


Termina na próxima quarta-feira (28) o prazo para inscrição de jovens entre 18 e 29 anos que desejam concluir o ensino fundamental e obter um certificado profissionalizante no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), do Ministério da Educação (MEC).
O programa oferece 54 mil vagas, das quais 43 mil são destinadas à modalidade Urbano, distribuídas em 13 estados e 25 municípios, incluindo oito capitais, entre elas Manaus, Belém, Recife, Rio de Janeiro, Rio Branco e Natal. Na modalidade Campo há11 mil vagas, em 11 estados e 45 municípios. Os interessados devem procurar a secretaria de educação estadual ou municipal de sua cidade. Clique aqui para saber os estados e municípios que vão oferecer vagas.
Criado em 2003, o programa é coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC e oferece cursos com duração de 18 meses, na modalidade Urbano, e 24 meses, na modalidade Campo.
Segundo o coordenador-geral de Política Educacional para a Juventude do MEC, Bruno Alves de Jesus, o objetivo do curso é beneficiar jovens de 18 a 29 anos que saibam ler e escrever mas ainda não concluíram o ensino fundamental.
Além disso, o Projovem tem cursos de iniciação profissional em diversas áreas, como administração, alimentação, arte e cultura, construção e reparos, agro-extrativismo, produção rural familiar, transporte, turismo, vestuário, esporte e lazer, gestão pública, entre outros. O programa oferece também sala de acolhimento para filhos dos estudantes de até 8 anos ficarem durante o horário das aulas dos pais.

Auxílio-moradia coloca juízes federais e estaduais em pé de guerra


s benefícios que compõem os salários dos juízes viraram alvo de contestação de grande parcela da sociedade. As críticas maiores são ao auxílio-moradia que juízes federais recebem de forma indiscriminada. Acuados, os membros dessa classe resolveram tentar mudar ou pelo menos compartilhar o foco das atenções. O método encontrado foi apontar para os estaduais.



A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, pautou para o dia 22 de março o julgamento sobre o auxílio-moradia. Como r...

Câmera flagra mulher sendo levada por assaltantes em Belém


Câmeras de segurança flagraram um assalto a uma motorista, na avenida José Bonifácio, no bairro do Guamá, em Belém.
O vídeo, enviado para o WhatsApp do DOL, mostra o momento em que dois suspeitos abordam a vítima quando ela se preparava para entrar no veículo. O caso teria acontecido no estacionamento de uma farmácia e, segundo o registro, na última sexta-feira (23).
Nas imagens, é possível ver quando um dos criminosos chega por trás, armado, e surpreende a vítima. Ela é colocada no banco traseiro e um segundo criminoso também aparece e entra no carro.
Veja:

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

SAÚDE PUBLICA: hospital está abandonado na cidade de Lago Verde -MA

É bastante critica a situação de precariedade que se encontra o Hospital Municipal Joana Almeida, no município de Lago Verde. O local, mantido pela prefeitura, não possui qualquer condição de funcionamento e de atendimento à população. Não existe qualquer condição do prefeito Dr. Francisco manter esse local como hospital. Aliás, esse hospital não tem qualquer estrutura para funcionar nada. É necessário o Poder Público ter responsabilidade com o povo de Lago Verde. Não dá para fechar os olhos para essa realidade tão grave. As pessoas vão ali procurar saúde e podem até mesmo adquirir uma doença ou morrer por falta de médicos, medicamentos. E ainda dizem que essa é a cidade que você sempre quis, sr. prefeito? Quis para que? Deixar os mais necessitados ao ponto de desespero.




Além da população ter que conviver com um local sem estrutura para cuidar da saúde, sem e tem ainda que conviver com o medo de morrer no local. Funcionários e a população reclamam de falta de equipamentos, e até mesmo de sacos para colocar o lixo do hospital, assim como o Ar condicionado  do hospital que está amarrado de fitas. Uma falta de compromisso com o povo de Lago Verde.

Reclamações feitas pela população incluem vazamentos e infiltrações, banheiros quebrados, falta de ar condicionado na sala dos médicos . A população sente muito com esse abandono por parte do prefeito Dr. Francisco, mas os funcionários também sentem com essa falta de valorização da categoria que tem que atender o povo em um local totalmente precário. Essa situação é lamentável, deplorável.

A administração precisa adotar providências urgentes, pois a população não aguenta mais tanto descaso na saúde pública. Sobretudo quero lembrá-los de quer a Constituição diz o seguinte: art.II – a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o estado e município promover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.





segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O cardiologista Fábio Pitaluga dá dicas importantes para prevenir um infarto

De acordo com Dr. Fábio, o infarto é uma doença cardíaca ocasionada por obstrução de uma artéria ao redor do coração, denominada de coronária. A obstrução total da artéria, proporciona uma necrose (cicatriz) na musculatura, provocando assim, uma diminuição na força de contratividade no músculo cardíaco. Dr. Fábio alerta para alguns sinais que serão considerados importantes para diagnosticar se um paciente está prestes a sofrer um infarto.



O especialista informa que sinais como arrocho no peito, entalo ou sensação de queimação, limitado a esforço físico ou situação de stress, pode indicar que o paciente está entrando em um quadro de pré-infarto, denominado também de angina. A partir da obstrução total da artéria, destaca Pitaluga, o paciente passa a apresentar sintomas mais intensos, como dor pré-cordial com irradiação para o braço, pescoço ou para as costas, além de crises de náuseas, vômitos, palidez, sudorese, podendo dessa forma, desconfiar que o paciente estar infartando.

Para a diagnosticar o problema coronariano, observa o médico, se faz necessário a realização de exames das enzimas cardíacas, conhecidas também como CPK, troponinas, não descartando também a realização de um eletro cardiograma que também poderá contribuir para o diagnóstico pré-liminar. Pacientes com diabetes, colesterol e triglicerídeos alterados, tabagistas, ou com histórico familiar de doença cardíaca prévia, sedentário, com obesidade abdominal e com prática alimentar rica em gorduras, são pacientes pré-dispostos a serem acometidos pelas doenças relacionadas ao coração.



Em conformidade com as explanações feitas pelo Dr. Fábio Pitaluga, a melhor forma de se evitar ataques do coração é a prevenção, que segundo ele, deve-se começar cedo. Para os homens, antes dos 40 anos e para as mulheres, antes dos 50 anos, prevenindo-se não só através da realização de exames complementares, mas também com práticas saudáveis que estimulem à melhoria da qualidade de vida. Alimentação saudável, prática de atividades físicas e a não ingestão de bebidas alcoólicas e do uso de fumo são ações que podem ser de fundamental importância para a prevenção do infarto.

domingo, 20 de agosto de 2017

Hoje é dia de festa: Aniversario da amiga e locutora Andreia Almeida

                                                         Andreia Almeida
Querida amiga, a vida é um presente do Pai e cada aniversário é um novo começo. Desejo que venha de Deus a mais completa renovação, que ela flua interiormente e contagie a todos que tenham o privilégio de estar ao seu redor.

Faça com que cada dia seja encarado com esperança de modo que as sombras do ontem não sejam levadas para a luz do amanhã.

Um olhar amigo alegra o coração, uma boa notícia nos faz sentir bem. Que a luz do Pai ilumine sua vida, guie seus passos e alegre seu caminho em toda sua existência. Não só hoje, mas sempre.

Um olhar amigo alegra o coração, uma boa notícia nos faz sentir bem. Que a luz do Pai ilumine sua vida, guie seus passos e alegre seu caminho em toda sua existência. Não só hoje, mas sempre.

Brito e Família