terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Jatene vai aumentar o imposto que você paga



Justificativa de Jatene é para recuperar a queda de receita causada pela crise econômica (Foto: Bruno Carachesti/Arquivo)
O governador Simão Jatene anunciou ontem que vai tomar “medida amargas” para conter a crise que afeta os Estados brasileiros. A partir do ano que vem, os paraenses vão pagar mais impostos. A alíquota média de ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços) que incide sobre quase todos os produtos será aumentada dos atuais 17% para 18%. Economistas ouvidos pelo DIÁRIO afirmam que, mesmo sendo de apenas um ponto percentual, o aumento terá efeito dominó sobre a economia, impactando o custo de vida geral da população. 
 O anúncio foi feito ontem em um café de Jatene com jornalistas na sede do Governo. Durante quase 6 horas, o governador falou da crise econômica e pediu ajuda aos jornalistas para esclarecer a população sobre os ajustes que, segundo ele, são necessários no momento em que os Estados passam por uma crise que ele classificou como “profunda, séria e grave”. A expectativa é de que o aumento do imposto seja aprovado ainda neste ano para começar a ser cobrado em janeiro de 2017. 
Não foram divulgados dados sobre o impacto do crescimento do tributo sobre as receitas do Estado, mas o governador garantiu que a medida é necessária para recuperar a queda de receita causada pela retração na economia. “Minha preocupação é como pagar os salários dos servidores”, disse, deixando claro que são pequenas as chances de aumentos de
salários no ano que vem. 
ta entre os quatro Governadores mais ricos do Brasil


Sem comentários:

Enviar um comentário