terça-feira, 20 de setembro de 2016

20/09/2016 20h30 - Atualizado em 20/09/2016 21h49 Candidato a vereador do TO tem registro negado por ser analfabeto


Zé Américo não conseguiu ler nem escrever um trecho da Constituição.
Ele já foi eleito 3 vezes e é o atual presidente da Câmara em Goiatins.



O candidato a vereador de Goiatins, José Américo Aquino de Sousa (PSC), teve a candidatura indeferida por não ter conseguido demonstrar que é alfabetizado. A decisão é do juiz Luatom Bezerra. Segundo o documento, Zé Americo, que é o atual presidente da Câmara de Vereadores da cidade, foi submetido a um teste, "mas não conseguiu ler nem escrever" o artigo 5º da Constituição Federal.
Por telefone, o candidato confirmou o caso. "Eu não tenho muita leitura mesmo e escrevo pouco. Mas isso é fruto de perseguição", informou.
Segundo a Constituição Federal, "são inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos". O juiz Luatom argumentou na decisão que o candidato "apresentou declaração de escolaridade da qual não se pode auferir se era alfabetizado", por isso precisou fazer um teste, na presença de um juiz eleitoral.
No teste, Zé Américo precisava escrever e ler o seguinte texto: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade".
No entanto, segundo a decisão, só conseguiu copiar algumas letras e assinar o nome, por isso foi considerado inelegível.

Sem comentários:

Enviar um comentário